O módulo 3, leccionado pelo formador Fernando Moura, teve como tema "Factores e Processos de Aprendizagem".
Em primeiro lugar, entende-se por aprendizagem como um processo de aquisição ou modificação de comportamentos através de relações entre o ambiente e comportamento, ocorridas numa história de contingências, estabelecendo uma relação funcional entre ambiente e comportamento.
A aprendizagem é assim um processo global, contínuo e gradativo.
Podemos definir 4 modelos de processos de aprendizagem:
- Condicionamento ou Aquisição de automatismos (domínio psicomotor);
- Modelagem ou Reprodução de Modelos (domínio afectivo e psicomotor);
- Intuição ou descoberta (Insight) (domínio afectivo e cognitivo);
- Estruturação ou elaboração da informação (domínio cognitivo).
» HUMANISTAS: "Sujeito é";
» COGNITIVAS: "Sujeito sabe";
» COMPORTAMENTAIS: "Sujeito faz".
No entanto, é certo que existem factores que condicionam a aprendizagem. Podemos dividi-los em internos e externos:
Então, devido a estes factores todos, o formador deve ser um facilitador da aprendizagem e ser capaz de fazer com que os formandos aprendam, através da criação de situações que favoreçam a aprendizagem, nomeadamente através de técnicas pedagógicas.
Sem comentários:
Enviar um comentário